Separação de Irmãos na Adoção
11:18
Separar irmãos na adoção pode gerar mais sofrimento a eles, principalmente ao irmão que fica no abrigo. Mas sem separá-los quais as chances de todos serem adotados juntos? Sujeitar todos a viverem no abrigo até a maioridade mas manter os laços afetivos e de sangue, seria o mais correto? Vamos refletir sobre o assunto no post de hoje.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), grupos de irmãos não podem ser separados, mas a determinação dificulta a concretização do sonho de ter uma família. No entanto, a polêmica em torno do assunto divide os profissionais da rede de proteção às crianças bem como os pretendentes a pais. Letícia Duarte, em seu texto para o site do Ministério público do Rio Grande do Sul, questiona: "diante das restritas perspectivas de garantir adoções conjuntas, há divergência sobre o que seria melhor para esses pequenos abrigados: ganhar uma família adotiva ou perder irmãos de sangue?".
Em resposta a este questionamento o juiz José Antônio Daltoé Cezar, da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Capital e coordenador da campanha Mude um Destino no Estado, diz que o mais importante é avaliar o nível do vínculo entre os irmãos. Daltoé diz: "- Às vezes, o vínculo é tão forte que seria desastrosa uma perda muito grande para crianças que já perderam tanto. Mas para outras não tem tanto impacto, porque esse vínculo não existe. É preciso verificar qual é o mal menor para elas."
Michele Zompero, psicóloga graduada pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) concorda com o Daltoé, "alguns são muito ligados e sofrem demais com a separação. No entanto, outros não possuem a menor ligação afetiva, não se importam se continuarão juntos ou não", afirma a psicóloga. Michele explica que aqueles que não são adotados e possuem fortes vínculos com o irmão adotado sofre bastante "a criança que continua no abrigo precisa de acompanhamento, ela desenvolve um sentimento de rejeição". Entretanto, segundo a psicóloga, a separação dos irmãos, apesar tudo, muitas vezes é necessária visto que a prioridade é que a criança tenha uma família, pois nem sempre só um irmão é capaz de suprir a necessidade afetiva e familiar.
Para entender o dilema acima tratado, assista ao filme ReMoved (ReMoved - Parte 1 e Remember My Story - ReMoved Parte 2) que conta a história da menina Zoe e seu irmão através sistema de adoção, o filme tem o objetivo de conscientizar os pretendentes sobre o tema e está impactando o mundo. ReMoved é um curta produzido por Christina e Nathanael Matanick. Para mais informações visite: www.removedfilm.com.
Eu como pretendente prefiro, a priore, não separar irmãos por entender que existem famílias com condições de acolher e amar um grupo de irmãos. Mas também entro no dilema acima mencionado quando penso: o que pensar de grupos de 03 ou mais irmãos? Quantas famílias podem acolher todos de uma só vez?
Qual a sua opinião sobre o assunto? Enriqueça-nos com suas considerações!
Fontes: GAASP e Ministério Público - RS
2 comentários
Também concordo que a situação é grave e precisa ser avaliado com um grupo de pessoas, inclusive o Conselho Tutelar para ver qual é o maior e melhor interesse dessas crianças.
ResponderExcluirTableau | Ti 89 Titanium Calculator
ResponderExcluirTableau oakley titanium glasses is a high 출장마사지 quality table service table made by TSI Corporation of New York titanium trim hair cutter City, NY. Tableau is situated titanium curling wand in 1 is titanium expensive 1st level of the resort. It is situated in